Você já parou para se perguntar por que os acidentes acontecem? É fácil apontar a distração ou o erro dos outros, mas são poucos os motociclistas que realmente se preocupam em se prevenir. Será que vale a pena mesmo contar com apenas a sua ligeireza para desviar de um obstáculo ou confiar que outros vão estar mais atentos no trânsito do que você?

Um indivíduo que nunca se envolveu em um acidente não necessariamente está munido de um evento trágico no futuro. E você? Acha que nunca vai provocar um acidente? Tá bom, sabemos que a condução envolve muitas coisas, afinal, na hora, tudo acontece muito rápido. Mas que tal, antes de você dar uma saída, fazer um check list com a gente e relembrar só alguns tópicos para ficar de olho? Topa? Então veja só como aumentar a segurança nas motos:

Não guiar motocicletas que são mais complexas do que você consegue manipular. Esse lembrete aqui vale também para os indivíduos que estão fora do “circuito” já por um tempo. Se, por exemplo, já tem alguns anos que você não pega em uma moto, poderá se surpreender com o aumento no desempenho e dos recursos dos modelos atuais. Vai comprar uma moto nova? Legal, então verifique se quando você estiver sentado, é capaz de facilmente descansar os pés no chão sem ter que estar na ponta dos pés. O guidão e os controles também devem ser de fácil acesso.

Investir em freios ABS. Apesar do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ter determinado que até 2019 todas as motos deverão sair de fábrica com sistemas ABS, ainda há muitos modelos por aí que estão sem o recurso “salva-vidas” – o sistema impede que as rodas travem na frenagem brusca. Não importa que tipo de piloto você é, o ABS consegue frear melhor do que você.

Não acreditar que sabe como lidar com um imprevisto. O que estamos tentando dizer é: não fique achando que na hora de um imprevisto vai saber tirar de letra. Pode até ser para motociclistas mais experientes, mas o caso é que você precisa sempre treinar e se aperfeiçoar na sua condução, e isso só ocorre com muita prática.

Usar a vestimenta certa. Sabe aquele exemplo do cara que usa havaianas por que acha mais confortável? Precisa dizer que essa é uma péssima ideia? Sempre prefira utilizar vestimentas que vão protegê-lo e que ajudam em minimizar impacto em caso de acidente.

Checar se sua moto está com tudo em ordem. Um dos hábitos que muitos motociclistas compartilham é o de deixar para depois a revisão das peças em sua moto. Muitos ignoram uma simples checagem na condição dos cabos de acelerador e embreagem ou mesmo nos freios. Se puder não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje, lembre-se sempre de realizar uma inspeção na sua moto.