Todo motociclista deve ter, provavelmente, o mesmo sonho. Pilotar em uma estrada deserta, a uma velocidade alta, com o vento batendo no rosto e aquele espírito de liberdade. Alguns imaginam um cenário deserto semelhante ao da Rota 66, nos Estados Unidos. Outros já optam por algo com mais natureza, de preferência à beira do mar ou em uma estrada bem arborizada.

Quem consegue alcançar esse sonho deve ter o sentimento de dever cumprido e as altas velocidades fazem com que isso fique ainda mais forte.

Mas com grandes velocidades vem grandes necessidades de frenagem, ou você pretende esperar a moto parar sozinha? São esses detalhes que fazem o seu sonho se tornar de fato uma experiência inesquecível. E é para isso que em nosso guia de manutenção resolvemos tratar esse assunto, pra não deixar que detalhes “freiem seus sonhos”.

Confira como cuidar corretamente do sistema de freios de sua moto:

 

DESGASTE DA SAPATA DO FREIO

Ao acionar o freio, se a seta do indicador de desgaste alinhar com a marca “∆” do flange do freio, remova a roda e o flange do freio, verifique o desgaste das sapatas.

Se não houver mais o ajuste do freio antes do indicador de desgaste alcançar o limite, isto indica que há um desgaste excessivo e as sapatas do freio devem ser substituídas.

Verifique se há desgaste ou danos no tambor do freio, sempre que remover a roda e o flange do freio. Se o tambor do freio apresentar sinais de quebra ou corrosão que não pode ser eliminada com lixa de papel, substitua o cubo da roda.

 

DESGASTE DAS PASTILHAS DO FREIO

Substitua as pastilhas em conjunto se as linhas de desgaste atingirem a face do disco do freio. A inspeção visual pode ser efetuada na extremidade dianteira das pastilhas (onde o disco entra no cáliper).

Se este procedimento for difícil, a inspeção pode ser feita através do indicador do cáliper marcado por “∆”.

 

 

SISTEMA DO FREIO

Nos freios hidráulicos, acione firmemente a alavanca ou pedal do freio e verifique se há ar no sistema. Se não houver resistência na alavanca ou no pedal do freio, sangre o ar do sistema.

 

AJUSTE DA FOLGA

Nos freios mecânicos, meça a folga na extremidade da alavanca ou pedal do freio como mostra a ilustração abaixo.

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A folga do pedal do freio das motonetas deve ser verificada, como mostra a abaixo.

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Os ajustes da folga dos freios mecânicos são efetuados nas extremidades dos cabos.

Os ajustes maiores são obtidos por meio do ajustador inferior localizado no flange do freio.

Solte a contraporca e gire o ajustador até obter a folga correta na alavanca.

Antes dos ajustes maiores, solte a contraporca e gire o ajustador superior, completamente em direção à alavanca e em seguida gire-o no sentido inverso uma volta. Com isso, o próximo ajuste poderá ser obtido facilmente por meio do ajustador superior.

Quando o cabo do freio estiver preso ao garfo dianteiro por uma presilha, solte a presilha antes de efetuar o ajuste do freio.

Efetuando o ajuste, aperte a contraporca firmemente. Aperte o parafuso da presilha do cabo do freio.

Havendo somente uma porca de ajuste como na maioria dos freios traseiros, gire a porca de ajuste para obter a folga correta do pedal do freio.

Com essas dicas, com certeza você ultrapassará caminhos antes não percorridos, com segurança e garantia de chegada, aproveite e boa viagem!