Se a sua moto é o seu ofício ou o seu passatempo de fim de semana, você precisa mantê-la em ordem para pilotá-la à vontade. Para manter sua moto em bom estado e garantir que você não seja enganado por picaretas sempre que precisar realizar manutenção, é importante conhecer um mecânico de confiança para ajudá-lo nas horas mais difíceis.

Quer saber como encontrar um bom mecânico de motocicletas? Confira algumas dicas:

Converse com outros proprietários de motos

Como proprietário de uma motocicleta, você pertence a um grupo especial. Nem todo mundo pode montar o que você monta, mas também não é todo mundo que entende de conserto de motocicletas. Felizmente, uma das melhores maneiras de encontrar um bom mecânico de motocicleta é também um dos mais fáceis, que é conversar com outros motociclistas. Todas as motos precisam de manutenção periódica, então, qualquer motociclista poderá indicar alguém de confiança. Certifique-se de conversar com proprietários que moram na sua região e tente encontrar as pessoas que andam em tipos similares do seu modelo. Isso lhe dá a melhor chance de encontrar o tipo de mecânico ideal para você.

Fale com o vendedor de uma concessionária

Se você está apenas começando, pode ser que não conheça muitos motociclistas. Se for esse o caso, não tenha medo de voltar para a concessionária onde adquiriu sua motocicleta. Os vendedores de lá podem muito bem ter sua própria equipe de mecânicos. Peça recomendações e não tenha medo de perguntar onde os vendedores levam suas motos para conserto.

Faça as perguntas certas

Ao encontrar um mecânico de motocicletas pela primeira vez, não tenha medo de fazer perguntas difíceis e importantes. Mesmo se você souber exatamente como funcionam os pistões, por exemplo, pergunte a ele e avalie a resposta; se ele for bem detalhista é um bom sinal. Você deve tentar conhecê-lo melhor também com base em sua experiência no mercado, incluindo há quanto tempo trabalha como mecânico, como aprendeu sobre mecânica e qual é o nível de conhecimento em relação ao seu modelo. Não fique receoso em puxar assunto para saber se ele pilota com frequência.