Uma motocicleta tem vários controles de pilotagem – freios, acelerador, embreagem, alavanca de câmbio e guidão – dedicados a mudar a velocidade ou a direção da motocicleta a qualquer instante. Quando se trata de andar de moto, é fundamental dominar todos esses sistemas. Ao realizar mudanças na velocidade e direção, existem apenas dois erros que podem ocorrer:

1 – Alterar a velocidade ou direção na hora errada; ou

2 – Alterar a velocidade ou direção com a intensidade errada

Um motociclista que deseja ser confiante ao pilotar sua motocicleta precisa aprender qual a dose certa de aceleração ou frenagem para cada situação. A decisão de chegar a algum lugar requer primeiro identificar com precisão o espaço que você escolheu para ocupar. Para começar a se mover em direção a esse espaço, você precisa avaliar sua localização atual. Parece simples falar, mas tudo isso obviamente acontece em questões de segundos, tornando a decisão difícil de se tomar. A solução, como sempre, é adquirir cada vez mais experiência.

Com a experiência, você consegue aprimorar sua percepção de velocidade, senso de abordagem, e espaço, prevendo com precisão o seu tempo de reação e ações para mudar sua rota e direção. A verdade é que só pilotando sua moto diariamente, por diferentes trechos e com diferentes velocidades, você consegue calcular acertadamente qual a melhor decisão a se tomar para cada situação. A experiência vai dizer quando a tração, linha, ângulo de inclinação, e o tempo de chegada e velocidade estão adequados para realizar uma mudança na direção. Quando você consegue avaliar todos esses fatores, a confiança vem naturalmente.

Esta sequência de eventos pode parecer complicada, mas a nossa capacidade de executar estes passos dentro do tempo de um batimento cardíaco é surpreendente. O problema é, mais uma vez, a falta de experiência com a velocidade com que o motociclista conduz sua moto. A percepção muda a cada quilômetro acelerado. Realizar uma mudança de direção com a moto a 40 km/h é diferente de alterar sua rota com a moto a 80 km/h. Qualquer mudança na aceleração vai impactar o processo de decisão do motociclista, alterando a sua decisão e o senso de tempo certo para realizar suas ações. Portanto, é evidente que quanto mais horas você treinar e testar diferentes velocidades, mais rápido você desenvolverá sua perícia com a motocicleta.

Você já conhece as peças para motor, embreagem e chassi da Vini by Controlflex? Acesse o catálogo e confira as opções de peças disponíveis para diversos modelos de motos.