Para não “chover no molhado”, vamos dizer apenas que prevenir é sempre melhor do que remediar. Se você está trocando uma peça de sua moto antes do tempo previsto, provavelmente a manutenção não foi realizada adequadamente. Outra razão para a troca antecipada de uma peça, mesmo que ocorra dentro do prazo válido pela fabricante, recai na qualidade de fabricação da própria peça.

Alguns itens básicos, como o funcionamento dos faróis, luzes de sinalização e condições dos pneus podem ser conferidos todos os dias. No entanto, há peças que só podem ser checadas minuciosamente passando por uma oficina.

Muitos motociclistas, quando constatam que está próximo do prazo para trocar peças em sua moto, adiam a substituição. As razões podem variar, desde o tempo exigido para que o mecânico execute o serviço, o custo da mão de obra, ao custo da(s) própria(s) peça(s). De qualquer maneira, o adiamento só contribui para gerar mais gastos de consumo, além de aumentar o risco de ocorrer um acidente grave para o motociclista e demais indivíduos que estiverem em seu alcance.

Atenção ao desgaste nas peças

Peças com maior propensão a causar acidentes, e que devem ser conferidas regularmente são: cabos de freio, de embreagem e de acelerador. Visualmente, um cabo de comando desgastado apresenta vestígios externos de degradação, sinalizando a necessidade de troca.

Geralmente os freios com sistema a tambor desgastam mais rápido do que aqueles com sistema a disco. Se por um lado o sistema a tambor exige manutenção a intervalos mais curtos, o sistema a disco costuma ter manutenção e produção de componentes mais cara.

Outra importante consideração a se atentar, diz respeito ao conjunto corrente, coroa e pinhão. Esse composto deve ser trocado simultaneamente sempre que uma peça já estiver necessitando ser substituída, já que ocorre o risco de a peça nova desgastar-se rapidamente em contato com as demais.

A Vini by Controlflex oferece peças para motos, que acompanham os padrões da engenharia mundial, tendo sua qualidade reconhecida como original nas maiores montadoras do mundo, como Honda, Yamaha, Suzuki, Piaggio, Peugeot, entre outras. Conheça os produtos do catálogo de peças da linha Vini.