Muitos dos que pilotam uma motocicleta estão em busca de velocidade. Essa necessidade por adrenalina é uma faca de dois gumes. Por mais prazeroso e incrível que seja a sensação de velocidade que nos envolve enquanto estamos conduzindo uma motocicleta, essa é também uma das razões que fazem com que muitos motociclistas percam o controle e causem acidentes, muitas vezes com consequências tristes.

Quer saber como ser mais veloz no trânsito? A primeira e mais sábia lição é: seja prudente. Sempre! Não é possível imaginar que com tantas mortes e acidentes causados por imprudência envolvendo motos não o comova de alguma maneira. Ser consciente é um dos mais valiosos recursos para quem deseja ser mais veloz no trânsito.

Ao mesmo tempo que você contribui em garantir um trânsito mais seguro para você e para os outros, você consegue compreender melhor todos os detalhes e elementos que constituem o universo nas ruas. Ou seja, ao estar mais atento ao seu redor, você aprende a entender e se adaptar a essa dinâmica que envolve buzinas enlouquecedoras, pedestres desavisados, ultrapassagens imprevisíveis, sinalização confusa, entre tantos outros.

Dito isso, não há maneira melhor para aprender a ser mais rápido do que praticar sempre que puder. E não estamos falando de sair empinando a sua moto e passar por espaços apertados sempre que tiver a chance. Estamos sugerindo aulas práticas em escolas credenciadas mesmo! Muitos motociclistas erroneamente acham uma enorme perda de tempo e dinheiro investir em aulas para pilotar moto. São poucos os que enxergam oportunidades valiosas para ouvir lições com instrutores sobre pilotagem e peças de motos que demorariam anos para aprender sozinhos.

Obviamente, aulas práticas servem mesmo para você estudar as melhores maneiras para adaptar a moto ao seu estilo de pilotagem. Desse modo você ganha confiança para saber como ser mais veloz nas ruas.

Lembre-se que uma cidade não foi feita para o motociclista que imagina estar dentro de um autódromo enorme. De nada adianta saber qual é a velocidade máxima da sua moto, se você não puder compreender o quão rápido você consegue ir, sem desperdiçar consumo de combustível ou arriscar a sua vida e a dos outros.