Viajar é uma das melhores coisas da vida, pegar a estrada, aproveitar a paisagem e conhecer novos lugares. Para quem realiza viagens de moto, a experiência se torna ainda maior, pois o vento e a sensação de liberdade e adrenalina são incomparáveis.

Porém, antes de se aventurar nesse feriadão de carnaval, é preciso estar atento a alguns detalhes de segurança. Confira:

 

  1. Converse com seu mecânico

Antes de qualquer viagem, uma boa conversa com seu mecânico de confiança é essencial. Ele, assim como você, deve saber quando está programada a próxima manutenção e o que pode ser feito para antecipar e prevenir qualquer tipo de imprevisto na estrada. A manutenção preventiva vale a pena em situações como esta.

  1. Quanto menos bagagem melhor

Se sua moto conta com malas laterais, assim como um baú ou bolsa de tanque, melhor para sua viagem. Se não for o caso, a dica é: quanto menos bagagem melhor. Elásticos ou rédeas com vários ganchos são a clássica solução para fixar tudo à traseira do banco. E se você estiver acompanhado carregar uma mochila no peito e outra nas costas do acompanhante reduz a mobilidade e pode cansar, por isso tentar limitar a bagagem é essencial.

É bom lembrar também que a fixação da bagagem não pode ser feita de qualquer maneira. Bagagens frouxas podem ser desastrosas em situações que exijam manobras mais decididas.

  1. Esteja descansado

Para um passeio ou viagem de moto você precisa estar totalmente descansado. Isso significa uma boa noite de sono, bem como começar a viagem de manhã, quando estará mais atento.

  1. Faça paradas

Você conhece o seu limite! Por isso, ao fazer uma viagem, seja ela curta ou longa, o ideal é planejar os pontos de parada. Dê um tempo para se alongar, ir ao banheiro, comer alguma coisa e se hidratar. A viagem será muito mais prazerosa.

  1. Hidrate-se

Essa dica é para a vida, mas nessa época do ano, em que a temperatura em algumas regiões está acima da média, ela é essencial para motociclistas. Ao ingerir bastante líquido há menos chance de desidratação, ou seja, menos chances de tontura durante sua viagem.

  1. Pegue leve na comida

Todo mundo sabe que uma refeição pesada e cheia de carboidratos é pedida certa para aquele sono típico. Os almoços de domingo que o digam!

Por isso antes de pegar a estrada a dica é: pegue leve na comida. O ideal são refeições menores, mais frequentes e que tenham mais proteínas, fonte de energia mais longa para sua aventura.

  1. Se preciso, tire um cochilo

Se não puder sair descansado, ou se a viagem for muito longa e o sono começar a bater, é preciso parar para um cochilo. Essa parada para descansar pode ser a prevenção de acidentes em um momento de baixa atenção, que se faz presente durante o sono.

  1. Faça o necessário para se manter alerta

Há quem goste e se concentre mais no silêncio e há quem prefira conversar. A dica, portanto, é fazer o que for melhor para se manter concentrado na pista, se for o caso de se manter conectado com alguém mas estiver sozinho, acene para outros motoristas. Além de se manter alerta isso pode melhorar o relacionamento de motociclistas com todos na estrada.

  1. Proteja-se contra o vento

O vento, tanto como ruído quanto como uma força contra você piloto, é a principal fonte de cansaço. Use tampões de ouvido e um capacete bem fechado, essas medidas reduzirão o impacto do vento e sua energia se manterá por mais tempo.

 

Essas são algumas dicas da Vini. Agora é só planejar a viagem, chamar os amigos e cair na estrada!