Ao comprar uma moto usada, a maioria dos motociclistas observam as condições da moto, o preço e a quilometragem. A sabedoria convencional diz que um condutor roda em média de 4.000 a 8.000 quilômetros por ano. Se for esse o caso, por que será que nesses últimos anos tantas bicicletas foram vendidas com uma quilometragem acima da média? Isso não é apenas uma observação ao acaso, o comércio de motocicletas usadas fica mais forte com a crise econômica.

Os motociclistas que sentem os efeitos da crise decidem que comprar uma motocicleta nova ou mais recente não é uma necessidade, e preferem preservar a antiga que possuem na garagem. Esta decisão contribui para elevar o tempo de propriedade da moto, o que consequentemente aumenta também a quilometragem.

Muitos dos proprietários que mantiveram suas motocicletas antigas, ao contrário de estacioná-las ou vendê-las a preços de liquidação, utilizam-na com frequência. O problema que muitos motociclistas ignoram durante o período é quando realizam várias modificações na moto, substituindo peças originais por outras sem procedência. Essas alterações fazem com que a moto perca o seu valor de revenda.

Provavelmente a parte mais difícil de vender uma motocicleta com uma quilometragem alta é fazer com que os interessados que desejam comprá-la avaliem positivamente as condições e a preservação da moto. Mesmo um modelo de 2012 já pode estar extremamente prejudicado se o dono foi negligente com as revisões da motocicleta. O dono que se preocupou em seguir o manual corretamente deve guardar todas as anotações possíveis sobre manutenção e comprovantes de revisões e melhorias que foram realizadas na moto durante o tempo de uso. Esses registros ajudam a transmitir mais confiança ao comprador.

Se você é o vendedor de uma moto com alta quilometragem, não entre em pânico. Basta compreender que ela tem o valor menor e pode levar mais tempo para vender. Se você está comprando, olhe de perto o histórico de manutenção e condições antes pensar em adquirir uma para si.

Não deixe de conferir o catálogo da Vini by Controlflex  e conheça as peças de motos que estão disponíveis para o seu modelo.