Tirar a licença para pilotar uma motocicleta é algo gratificante. Mesmo quando você sabe que ainda há muito o que melhorar em sua condução, conquistar a carteira de habilitação é como ganhar uma vitória nas olimpíadas. Afinal de contas, você sente que conquistou uma habilidade nova: a de conduzir uma máquina de duas rodas nas ruas da cidade.

O indivíduo que se considera pronto para dar esse importante passo pode seguir algumas orientações básicas absorvidas durante um curso de pilotagem de motos, preparando-se da melhor maneira possível antes de realizar a prova prática. Veja algumas lições importantes que são aprendidas durante um curso de pilotagem:

Vá com a mente aberta

Tente não levar ao curso as noções que você adquiriu sobre como pilotar uma moto, observando nas ruas ou por conversas com colegas. Mesmo que você já tenha experiência pilotando motos, é importante estar aberto a novas orientações transmitidas por seu professor durante as aulas.

Não tente provar nada

Não importa se você sabe muito sobre motocicletas ou se deseja provar que tem competência no guidão. Não acredite que já sabe tudo o que o instrutor vai passar a você e tenha a paciência para assimilar todas as lições de pilotagem defensiva. As aulas servem exatamente para dar a você um melhor entendimento sobre como aperfeiçoar habilidades de pilotagem e percepção sobre a experiência de andar de moto, e não para que você tente mostrar que é melhor que todo mundo.

Combine a teoria à prática

De nada adianta saber a prática se você também não conhecer os fundamentos da pilotagem e do funcionamento da moto. O ideal é você estudar tanto tempo quanto possível em documentos teóricos e nas aulas ao ar livre. Saiba que muitas das lições que você absorve em apostilas técnicas ou educativas têm tanto valor quanto as que são transmitidas por seu professor.

Nunca pare de aprender

Assim que você oficialmente botar suas mãos na tão sonhada carteira de motociclista, lembre-se que essa foi apenas uma etapa regulatória que terminou. A experiência de verdade, de conduzir motos nas ruas ainda, deverá ocupar o seu tempo por muito mais anos. Portanto, nunca assuma que só porque você possui uma habilitação significa que já está pronto para pilotar enlouquecidamente nas ruas. Tenha bom senso e consciência para melhorar suas técnicas de pilotagem com o tempo.

 

Fonte: Ride Apart