Brasil é eleito o 20º  melhor país do mundo para se dirigir e tem quatro cidades no TOP 50.

O Waze, um dos maiores aplicativos de trânsito e navegação do mundo, divulgou na última terça-feira, dia 13/09, seu relatório anual do Índice Waze, que tem como objetivo apontar os melhores e piores lugares do mundo para se dirigir. O estudo leva em consideração somente cidades com mais de 20 mil usuários ativos no aplicativo, e seu método de pontuação têm seis categorias, que podem ter notas de 1 (muito ruim) a 10 (satisfatória) e juntos revelam a real situação do trânsito nesses locais.  Confira os seis fatores chave:

 

  • Trânsito: densidade e severidade.
  • Qualidade: qualidade das vias e infraestrutura.
  • Segurança nas vias: densidade de acidentes, obstáculos e condições do clima.
  • Serviços ao motorista: acesso a estações de serviço e estacionamento simples.
  • Socioeconômico: acesso a carros e impacto do preço do combustível.
  • Wazeyness: satisfação e ajuda da comunidade Waze (medido pelos agradecimentos aos alertas de outros motoristas, e pelos estados de ânimo selecionados pelos usuários no aplicativo).

 

Dentre os 38 países avaliados, a Holanda aparece pela segunda vez como o melhor para se dirigir, enquanto a França subiu para a segunda posição e os Estados Unidos alcançaram o terceiro lugar no pódio. O Brasil apareceu em 20º lugar, atrás de alguns de nossos vizinhos latino americanos, como Porto Rico (13º) e Argentina (18º), mas ainda assim a frente de países como México (21º), Rússia (25º) e África do Sul (26º). As piores posições se deram principalmente pelos fatores socioeconômicos e de Wazeyness, afetando diretamente o desempenho dos últimos lugares Indonésia (34º), Panamá (35º), Guatemala (36º), Filipinas (37º) e El Salvador (38º).

01

Já entre as cidades, o domínio das primeiras colocações foi da França, com 9 cidades entre as 10 melhores para se dirigir, com destaque para Valence, Tours e Lemans, as três melhores, respectivamente. A líder do levantamento de 2015, a americana Greensboro, da Carolina do Norte, empatou com a francesa Avignon e caiu para a 5ª posição, sendo a única a aparecer no top 10 que não era da França.

sorocaba

Sorocaba/SP

O Brasil apareceu entre as 50 melhores cidades para dirigir em quatro oportunidades, com Volta Redonda/RJ em 29º, Sorocaba em 41º, Atibaia em 43º e Taubaté em 50º. Essas quatro cidades ficaram à frente de grandes metrópoles mundiais, como Boston/EUA (52º), Madrid/ESP (54º), Dubai/EAU (59º), Nova York/EUA (70º) e Paris/FRA (76º). Entre as capitais, a melhor colocada foi Brasília/DF, em 65º.