Fazer uma viagem de moto é a oportunidade perfeita para apreciar as belas paisagens que aparecem pelo caminho. Muitas vezes somos brindados com passeios inesquecíveis, quando inesperadamente percorremos trechos e estradas magníficas por sua beleza e magnitude.

São tantos os destinos para se aventurar pelo Brasil que é até injusto escolher quais são os melhores. Mas em nome da boa discussão, vamos destacar algumas rotas que valem a pena fazer no território brasileiro e que vão fazer você se lembrar da viagem pelo resto da vida.

Estrada real – Minas e Rio de Janeiro

Uma das estradas mais famosas e, sem dúvida, bem preservada se comparada com as demais estradas do país. Ao percorrer esse trecho, você estará fazendo o mesmo caminho que foi utilizado durante o século 17, quando essa via foi desbravada para transportar minérios valiosos vindos de Ouro Preto. Não é à toa que a estrada passou a ser conhecida como o “Caminho do Ouro”.

Rio-Santos (BR-101) – Rio de Janeiro e São Paulo

Provavelmente uma das mais conhecidas, e também uma das mais belas. A estrada de Rio-Santos possui 547 km de extensão e é uma boa opção para quem pensa em fazer um tour na costa sul do Brasil, passando por cidades como Ilhabela, Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis e Guarujá.

Serra do Rio do Rastro (SC-438) – Santa Catarina

A estrada catarinense é uma opção para quem está procurando um desafio. A estrada apresenta curvas fechadas e nitidamente possui vários pontos com descidas íngremes. É um passeio bacana e bonito de se fazer, mas também perigoso. O caminho dá acesso a matas a cachoeiras.

Estrada da Graciosa (PR-410) – Paraná

A Estrada da Graciosa é recomendada para quem quer apreciar belezas naturais, já que em sua extensão, o motociclista tem à disposição nada menos que sete mirantes para curtir a paisagem durante vários trechos da viagem. Uma das vantagens do trecho é que ele liga dois parques estaduais: o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange.

Maceió-Maragogi (AL-101) – Alagoas

Se você está pensando em percorrer uma rodovia para terminar em uma praia, a estrada de Maragogi é uma excelente opção. A estrada passa por oito praias magníficas: Peroba, Dourado, Ponta de Mangue, Antunes, Barra Grande, Bugalhau, Maragogi e São Bento. Uma das características marcantes da estrada nordestina são os ventos fortes, comuns no litoral.

Linha Verde (BA-099) – Bahia

A estrada Linha Verde já é bem popular entre os turistas. Seu caminho leva a vários pontos interessantes do litoral norte, como às praias e à região metropolitana de Salvador. A rodovia oferece naturalmente cenários incríveis para admirar, ligando o trecho entre Bahia e Sergipe.

Via-Serrana (BR-116) – Rio Grande do Sul e Santa Catarina

A Via-Serrana oferece características únicas para quem está na região sul do Brasil. A estrada passa por várias cidades turísticas e famosas, como Porto Alegre, Nova Petrópolis, Pelotas e Caxias do Sul. O trecho, na realidade, é tão belo quanto hipnotizante, passando por paisagens tipicamente bucólicas e cidades com influência europeia.

Estrada Parque – Ilheús/Itacaré (BA-001) – Bahia

Essa é uma das belas opções de viagem para quem está conhecendo o litoral baiano. A estrada, que começa em Itacará, não é tão extensa, com apenas 65 km, mas apresenta vários cenários admiráveis e ainda dá acesso a praias escondidas com visual espetacular.