Já vimos aqui no blog da Vini o segredo para evitar o desgaste da embreagem da moto, mas de vez em quando sabemos que isso ocorre mesmo se o dono for o mais cuidadoso possível. Ok, a embreagem está com problema, mas o que devo fazer? Para começar, se sentir que algo está errado com a embreagem pare o veículo imediatamente, visto que essa é uma parte de suma importância em sua moto.

Mas então, o que fazer?

Primeiro verifique a folga na extremidade da alavanca da embreagem. A folga excessiva resulta em arrasto da embreagem e dificuldade em trocar as marchas. A embreagem pode patinar se a folga for diminuta. Se a folga da embreagem não estiver dentro da especificada, corrija a folga pelos ajustadores localizados nas extremidades do cabo. Os ajustes maiores são obtidos por meio do ajustador localizado na extremidade inferior do cabo junto ao braço de acionamento da embreagem. Solte a contraporca e gire o ajustador até obter a folga correta.01

Antes de ajustar a folga da alavanca na extremidade inferior do cabo, gire o ajustador junto à alavanca totalmente para dentro. Com isto, o ajuste seguinte poderá ser facilmente obtido com o ajustador superior.

Os ajustes menores são obtidos por meio do ajustador superior localizado junto à alavanca da embreagem. Nos modelos equipados com a capa da alavanca, puxe a capa para ter acesso ao ajustador. Solte a contraporca e gire o ajustador até obter a folga correta.

02

Quando as roscas forem visíveis mais de 8 mm, gire o ajustador totalmente para dentro e efetue a regulagem com o ajustador na extremidade inferior, localizado no braço de acionamento da embreagem. A rosca do ajustador pode danificar se girar o ajustador totalmente para fora. Nos modelos com o ajustador localizado ao longo do cabo, (não na extremidade do cabo), solte a contraporca e gire o ajustador para obter a folga correta.

Embreagem centrífuga

Solte a contraporca, e aperte o parafuso de ajuste aproximadamente 1 volta, em seguida desaperte o parafuso de ajuste até sentir uma pressão no parafuso. A partir desta posição, solte o parafuso mais 1/8 a 1/4 de volta e aperte a contraporca.

NOTA

  • Ao apertar a contraporca, certifique-se de que o parafuso de ajuste não está girando junto.
  • Verifique o funcionamento da embreagem após o ajuste.

Nível do fluido da embreagem

As embreagens hidráulicas não precisam de ajustes da folga, mas deve ser verificado o nível do fluido. Se o nível do fluido estiver próximo da marca de nível inferior, remova a tampa do reservatório e o diafragma e reabasteça até a marca de nível superior com o fluido recomendado. Antes de remover a tampa do reservatório, vire o guidão de modo que o reservatório fique nivelado. Coloque um pano sobre as peças pintadas, peças de plástico e de borracha sempre que efetuar manutenção no sistema.

03

Reabasteça o reservatório com o fluido recomendado.

  • A mistura de fluidos incompatíveis prejudica a eficiência do funcionamento da embreagem.
  • A entrada de contaminantes no reservatório pode obstruir o sistema, causando a redução ou perda completa da capacidade de acionamento da embreagem.

 

Seguindo esses passos sua moto voltará a funcionar corretamente e você poderá voltar às estradas! Cuidado e divirta-se!