Todo motociclista sabe que a manutenção da moto é fator primordial para seu perfeito funcionamento e maior durabilidade. Ainda assim, as vezes algumas situações escapam de nossos cuidados e somos obrigados a procurar auxílio de um especialista.

Um dos problemas enfrentados é quando percebemos que a moto não responde a nossos comandos, principalmente quanto à aceleração. Esse é um sinal que você pode estar com alguma falha no funcionamento do acelerador.

O primeiro passo quando isso ocorre é verificar se há deterioração ou danos no cabo de acelerador e se a manopla do acelerador retorna automaticamente para a posição completamente fechada. Se a manopla não voltar é necessário lubrificar o cabo e a carcaça da manopla. Se o problema persistir será necessário a troca do cabo.

Outro modo de verificar seu correto funcionamento é manter o motor em marcha lenta e virar o guidão para direita e esquerda, certificando-se que a rotação em marcha lenta não se altera em todas as posições de manobra. Se a rotação aumentar você deve verificar a folga da manopla do acelerador e a conexão do cabo.

Sem título

A folga da manopla do acelerador deve ser verificada e ajustada como recomendado pelo fabricante de sua moto, na maioria dos casos a informação está no manual de mecânica.

 

É certo que a folga da manopla do acelerador está correta se houver uma quantidade especificada de folga no movimento circunferencial do flange da manopla do acelerador. Os ajustes menores da folga podem ser obtidos por meio do ajustador superior localizado na proximidade da manopla. Solte a contra porca e gire o ajustador no sentido desejado até obter a folga correta. Aperte a contra porca em seguida. Se o ajustador tiver uma capa, recoloque-a corretamente após o ajuste.

Os ajustes maiores são obtidos no carburador, na extremidade do cabo. No carburador com o acelerador do tipo abertura/fechamento forçado, o ajuste da folga deve ser feito no cabo de comando, afrouxando a contra porca e girando o ajustador. Aperte a contra porca após o ajuste da folga.

Se o cabo de acelerador tiver um ajustador na posição intermediária entre a manopla e o carburador, os ajustes maiores devem ser feitos neste ajustador. Ajuste a folga soltando a contra porca e girando o ajustador. Após efetuar o ajuste, aperte a contra porca. Se o ajustador tiver uma capa, recoloque-a corretamente após efetuar o ajuste.

Atenção

A reutilização do cabo do acelerador danificado, com torção anormal ou dobrado pode interferir no curso normal de funcionamento do cabo e pode provocar a perda de controle do acelerador durante a rodagem. Para evitar problemas procure pelos cabos de acelerador com qualidade de fabricação, a Controlflex Cabos atua há 30 anos como fabricante de cabos para diversos segmentos e no segmento de moto oferece cabos para os mais diversos modelos.