Existem motocicletas de todas as formas e tamanhos, e a grande variedade dos diferentes tipos e marcas torna a tarefa de escolher o modelo ideal um pouco complicada.

Cada perfil de moto oferece recursos projetados para um propósito ou necessidade específica. Felizmente, os fabricantes oferecem uma gama enorme de modelos para atender diferentes níveis de perfis de motociclistas.

Nem todos os tipos são adequados para todos os pilotos. Isso não quer dizer que os usuários deveriam limitar-se a partir de apenas alguns modelos por razão de condições físicas ou técnicas, mas é algo importante para manter em mente na hora da compra.

Motociclismo é uma opção de vida tanto quanto a escolha do transporte e diferentes tipos de motos prestam-se a oferecer diferentes experiências. Se você está pensando em comprar uma nova motocicleta, você deve se perguntar: que tipo de piloto você é? Veja a seguir alguns dos tipos de motos mais populares e veja quais tem a sua cara:

Baby

Esse modelo tem um estilo retrô e o centro de gravidade baixa. Esse tipo de modelo é marcado por características rústicas de motos que eram comercializadas entre as décadas de 1920 e 1930.

Custom

Esse tipo de motocicleta costuma ser o preferido por quem busca um design baseado em modelos antigos e não abre mão do conforto. A altura do banco é baixa e as pedaleiras frequentemente avançadas.

Chopper

Motos chopper são aquelas que chamam mais atenção por um guidão alto customizado normalmente pelo próprio dono. São derivadas das custom, mas nesse caso, o tanque é alto na frente e o comprimento maior do garfo dianteiro é maior.

Fun bike

Bastante utilizada nas cidades, a fun bike é um modelo de motos com uso misto para ruas pavimentadas ou não, e geralmente possui motor com média ou alta cilindrada.

Naked

Por definição é uma moto que não tem carenagem, por isso o termo em inglês “nua”. As motos naked são fabricadas com diferentes motores e configurações. Os novatos podem apreciar mais esse tipo de moto pela versatilidade e custo baixo.

Street

É a categoria mais comum de motocicleta. Idealizada para uso urbano e desenvolvida para facilitar a mobilidade aliada ao conforto. Com desenho simples, essas motos possuem em média entre 150 e 300 cc.

Esportiva

Essas são aquelas que enchem os olhos de todos os motociclistas. São motos com alto desempenho e design moderno. Geralmente possuem mais de 600 cilindradas.

Off-road

Esse tipo de moto possui várias subcategorias como motocross e trail que variam de modelos voltados para uso urbano ou para pisos irregulares. São caracterizadas por possuir suspensão de longo curso sendo mais altas em relação ao solo, de modo que possam absorver impactos e não os transmitir para o piloto.

Scooter

Esses são os simpáticos modelos que são bem fáceis de pilotar e que não precisam usar os pés para trocar de marchas. Geralmente possuem câmbio automático e são conhecidas pelo baixo consumo de combustível.