Apesar de ser pequeno o número de acidentes de moto ocasionados por problemas mecânicos, você, piloto, deve fazer a inspeção da sua motocicleta diariamente. A inspeção preventiva além de garantir a segurança também é importantíssima para prolongar o tempo de vida da sua moto.

Por isso, ter um pouco de conhecimento sobre mecânica pode te ajudar muito a aproveitar melhor sua moto e garantir seu perfeito funcionamento.

 

Siga este roteiro e contratempos:

 

                                                                             PNEUS

inspecao-da-moto

 

Confira se existem objetos presos nos pneus, como cacos de vidro, pregos, pedras etc. Observe se há cortes e bolhas na borracha e o desgaste dos sulcos, que não pode ser inferior a 1,6 milímetro.

Verifique a pressão dos pneus uma vez por semana e seu estado de conservação. Ah, e lembre-se: um dos fatores que mais danificam os pneus é o excesso de peso.

 

 

 

 

RODASinspecao-moto-1

 

Verifique sempre o estado das rodas. Se houver amassados ou trincas é preciso substituir ou consertar para evitar a perda repentina de pressão. No caso dos pneus sem câmara, quando trocar aproveite e troque também os bicos das válvulas, porque são baratos e evitam vazamentos.

 

 

 

 

                                                                                                                              COMANDOS E CABOS

inspecao-moto-3

 

Acelerador: verifique se a manopla do acelerador funciona suavemente, da posição totalmente aberta até a fechada, em todas as posições do guidão.

 

Freios dianteiro e traseiro: à medida que as pastilhas de freio se desgastam, o nível do fluído no reservatório diminui, devendo ser verificado constantemente (freio a disco). A folga dos freios deve ser regulada para que ele possa responder adequadamente quando necessário garantindo o bom funcionamento do sistema de frenagem.

Pedal de câmbio: atenção à regulagem para pilotagem e mantê-lo sempre apertado ao eixo.

Embreagem (se aplicável): a folga da embreagem deve ser regulada de acordo com o fabricante para que haja sempre uma troca suave de marchas e para que o motor não se danifique.

 

                                                                             

ÓLEO E GASOLINAinspecao-moto-4

 

Quanto mais limpo estiver o óleo, maior será a vida do motor da sua moto. Lembre que todo motor consome óleo, é natural pelo aquecimento, portanto verifique o nível de óleo a cada 15 dias.

 

 

 

 

 

CORRENTETN500_CORRENTE.COMANDO.92.L.C.125.BIZ (1)

 

A corrente pode ficar frouxa com o decorrer do uso. Puxe para baixo e para cima. Se notar uma folga de mais de 3 centímetros, será preciso fazer um ajuste. Para apertar, o ideal é procurar uma oficina especializada em motocicletas.

Lubrifique semanalmente a corrente apenas com óleo ou graxa em spray. Não use graxa normal e jamais lave com solventes (querosene ou gasolina), pois ressecará os anéis de borracha dos elos. Faça a regulagem mensalmente.

 

                                                               

AMORTECEDORESamortecedor-traseiro-prolink-honda-nxr-bros-125-150-xmb-D_NQ_NP_549511-MLB20576256693_022016-F

 

O desgaste dos amortecedores acontece por conta do terreno em que a moto trafega. Quando houver vazamento de óleo ou marcas na parte interna da espiral da mola, é sinal de que o equipamento não está mais trabalhando corretamente e é hora de trocar.

 

 

 

 

LUZESfarolTWISTER06_1

 

A moto é por natureza um veículo pequeno. Se as luzes estiverem queimadas torna-se menos visível ainda. O farol deve permanecer aceso durante todo tempo, inclusive de dia. E sem lanterna traseira a moto desaparece na escuridão. Com exceção do farol, trocar as lâmpadas é uma operação muito simples e rápida.

 

 

                                                                             

ESCAPAMENTOGEMOTO_635709380414594793

 

A vida útil do escapamento varia de acordo com a utilização. Quando o ruído está acima do normal e há uma carbonização cada vez mais preta na saída de ar, isso indica desgaste da peça: é chegada a hora da troca.

 

 

 

Se você detectar que sua moto precisa trocar peças, opte pela marca que oferece qualidade e segurança a um preço justo. As peças VINI acompanham os padrões de engenharia das principais montadoras do mundo, além de contar com a distribuição e a garantia do Grupo Controlflex.