Nem todo mundo se sente confortável discutindo preços e condições na hora de comprar uma nova motocicleta, mas é algo que deve ser feito. Negociar é mesmo uma arte e para o consumidor sentir que tem algum poder de negociação, ele precisa ser confiante e ter paciência. Se você ainda está em dúvida sobre como ganhar vantagem na hora de comprar uma moto, veja a seguir algumas orientações úteis:

  1. Pesquise pela moto que você está interessado. Essa parece até uma sugestão óbvia, mas você ficaria surpreendido ao descobrir quantas pessoas entram em concessionárias sem sequer saber qual modelo ou tipo de moto estão interessadas. Saiba que ano a moto foi fabricada – acabou de ser lançada ou está prestes a ser substituída? Faça seu dever de casa e procure em várias lojas para descobrir qual o preço que estão pedindo pela moto. Uma outra recomendação é tentar descobrir a reputação da loja, procurando por reclamações online.
  2. Não fale sobre pagamento parcelado. Se você começar imediatamente a falar qual valor de parcela é confortável para o seu bolso estará mudando todo o rumo da negociação. Faça questão apenas de discutir o valor final, e não deixe que o vendedor incentive você a falar sobre qual parcela é melhor para você – concentre-se apenas no preço final da moto.
  3. Quando chegar a hora de falar sobre o preço, garanta que você já tem o preço que você quer pagar, levando em consideração o que as outras lojas estão pedindo. É difícil para muitos clientes tentar convencer o vendedor a abaixar o preço mas, acredite ou não, é possível. Seja confiante e tenha bom senso, afinal de contas, você fez sua lição de casa.
  4. Deixe que o vendedor faça o trabalho por você. Pergunte por descontos e mencione promoções que você encontrou em outros lugares. Você irá se concentrar em conseguir o melhor negócio, mas lembre-se que o vendedor irá cobrar uma taxa caso o pagamento seja financiado.
  5. Não se apresse a fechar logo a compra. Uma tática fácil de negociação é perguntar simplesmente “Esse é o melhor preço que você pode fazer?”. Alguns consumidores ficam ansiosos em tentar fechar um preço antes que o vendedor mude de ideia. Não se preocupe, a paciência é também uma arte e funciona.

Não deixe de conferir as opções da Vini by Controlflex para cabos de comando e peças de motor, embreagem e chassi para diversos modelos de motos.