Um dia tranquilo pode rapidamente se transformar em pesadelo em um piscar de olhos. Existem inúmeros cenários de acidentes envolvendo motocicletas que testemunhamos por aí, e apesar do atordoamento inicial após a batida, é necessário ter calma e consciência da situação para saber exatamente o que fazer após o ocorrido.

Você nunca conseguirá prever se outros pilotos testemunharão o fato, ou se o seu celular terá bateria para fazer alguma ligação, mas ao menos pode tentar conduzir a situação da melhor maneira possível. Veja alguns cenários sobre o que você pode fazer depois de bater a moto e se envolver em um acidente:

Cenário 1: bater sozinho

Embora seja difícil admitir, todos nós erramos ou erraremos em algum momento. Se após a batida você perceber que o máximo que aconteceu foi ter perdido o controle da moto sozinho e não ter atingido ninguém, então considere-se com sorte. Antes de pensar em levantar a moto para sair o mais rápido possível do lugar, tenha certeza de que você não está com nenhuma parte do corpo lesionada. Não é difícil que, após uma situação fora do comum como um acidente de trânsito, a adrenalina de seu corpo atinja um pico extremo impossibilitando-o de sentir dor em qualquer região que possa ter sido infligida. Após verificar que está tudo bem com você, em seguida, tenha certeza de que sua moto não está comprometida. O ideal seria conduzir a sua moto diretamente a um mecânico para que ele possa atestar que está tudo em ordem.

Cenário 2: acidente com carro ou outro motociclista

Infelizmente para os motociclistas, há motoristas de veículos de quatro rodas que são absurdamente ineptos ao volante. Carros frequentemente atingem motocicletas, e não raramente, motociclistas também são obrigados a assumir uma parte da culpa pela batida. Se você for atingido e arremessado de sua moto, sua primeira reação deve ser a de certificar que você e o outro motorista estão bem, independentemente de quem é o culpado.

Dependendo da gravidade do acidente, não hesite em chamar a polícia. Nesse momento, não deixe que as emoções fujam ao controle. Ao perceber o resultado do acidente e ver todas as peças de motos espalhadas no chão, é bem possível que você seja invadido por um sentimento de raiva e frustração. Não permita que você diga coisas que não deveria para o outro indivíduo envolvido. Tente manter a calma até a polícia chegar.

Se possível, use o seu celular para tirar quantas fotos puder do local do acidente, assim, se o outro motorista resolver ir embora sem prestar nenhum esclarecimento, você terá provas do ocorrido.