Dentre todos os cuidados com sua moto, um dos mais constantes se refere ao nível de óleo no motor, já que é preciso uma atenção periódica para evitar seu mau funcionamento. Por isso é comum encontrar em diversos lugares métodos de como deve-se fazer essa manutenção, cada um com uma técnica diferente, o que acaba por confundir a cabeça dos usuários.

Confira abaixo algumas dicas da Vini para tornar a troca de óleo algo menos incômodo a você:

 

Motores de 4 tempos com cárter banhado de óleo:

Ligue o motor e deixe-o na rotação de marcha lenta por alguns minutos. Em seguida desligue o motor, remova o medidor de nível de óleo e limpe-o com um pano seco. Dois ou três minutos após a parada do motor, com a motocicleta em posição vertical, introduza o medidor no motor sem rosqueá-lo.

O motor contém a quantidade suficiente de óleo se o nível estiver entre as marcas superior e inferior do medidor. Se o nível de óleo estiver próximo ou abaixo da marca inferior, adicione o óleo recomendado até a marca superior do medidor.

Consulte o Manual de Serviços do Modelo Específico para obter o óleo recomendado.

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Motores de 4 tempos com cárter seco:

Dê a partida no motor e deixe o óleo aquecer totalmente.

NOTA

Não acelere o motor antes de inspecionar o nível de óleo no tanque, a medição da quantidade de óleo será incorreta.

Deixe o motor em marcha lenta durante cerca de 3 minutos e desligue o motor. Remova o medidor de nível de óleo imediatamente e limpe-o com um pano. Com a motocicleta na posição vertical em local plano, verifique o nível de óleo introduzindo o medidor notanque de óleo sem rosqueá-lo. O motor contém a quantidade suficiente de óleo se o nível de óleo estiver entre as marcas superior e inferior do medidor. Se o nível de óleo estiver próximo ou abaixo da marca inferior, adicione o óleo recomendado até a marca superior.img_post_trocadeoleo_02

Consulte o Manual de Serviços Específico do modelo para obter o óleo recomendado.

 

Antes de efetuar a troca do óleo, verifique se não há vazamentos em nenhuma parte do motor, dos tubos ou mangueiras. Se encontrar algum vazamento faça a manutenção antes de trocar o óleo.

A troca de óleo

Drenar o óleo do motor enquanto este está quente é o método mais eficiente e rápido. Remova o medidor de nível de óleo ou a tampa de abastecimento para permitir uma drenagem rápida. Remova o parafuso de drenagem de óleo da parte inferior da carcaça do motor e drene o óleo. Após a drenagem completa de óleo, limpe e instale o parafuso de drenagem e a arruela de vedação e aperte-o até o torque especificado.

Abasteça o motor com óleo recomendado através do orifício do medidor de nível de óleo. Em alguns motores o orifício de abastecimento de óleo e a tampa são separados do medidor de nível de óleo. Abasteça o motor com óleo, verificando o nível com o medidor até o óleo atingir a marca superior. Instale e aperte firmemente o medidor de nível de óleo após o reabastecimento.img_post_trocadeoleo_04img_post_trocadeoleo_03

 

Atenção

Não rosqueie o medidor do nível de óleo durante a inspeção do nível de óleo.

– Apoie a motocicleta na posição vertical em local plano para inspecionar o nível de óleo, caso contrário não obterá o nível de óleo correto.

– Como o óleo é consumido gradualmente, é necessário verificar periodicamente o nível de óleo e completar até o nível correto.

– Se o nível de óleo estiver muito alto, o rendimento do motor e a atuação da embreagem podem ser afetados. Nível de óleo muito baixo pode causar superaquecimento no motor e desgaste prematuro em várias peças.

– Não misture óleo de marcas e viscosidades diferentes ou óleo de baixa qualidade; isso reduzirá a capacidade de lubrificação.

– Verifique o nível de óleo só após ligar o motor e circular totalmente o óleo no motor. Este procedimento é importante principalmente para os motores com cárter seco devido à variação muito grande no nível do óleo.