Existem muitos critérios para avaliar a vida útil de uma bateria de motocicleta. A condução do próprio motociclista, no entanto, e o seu zelo à manutenção são os melhores parâmetros para descobrir a durabilidade da bateria.

Não há uma resposta exata para identificar a duração da bateria – que pode ter uma vida útil que dure meses ou anos – mas como uma regra geral, se você realizar as manutenções adequadas e garantir que a bateria sempre receba uma boa carga, não há razão para acreditar que dure menos que dois anos – podendo chegar até cinco.

Tipo de bateria – nem todas as baterias são fabricadas da mesma maneira. É importante entender os diferentes tipos que existem no mercado, bem como ficar de olho em qualquer manutenção necessária para prolongar a vida útil. A manutenção de baterias de motocicleta, e até de carros, é geralmente muito simples de realizar. Tudo o que é necessário fazer é checar se os níveis de fluído da bateria estão altos e certificar que nunca estejam completamente vazios.

Frequência de uso – um dos fatores cruciais para observar a duração de uma motocicleta é identificar a frequência de uso da moto. Se você usar muito, certamente a bateria durará menos. Mas se você interromper o uso por um bom tempo, saiba também que a bateria gradualmente perderá sua carga. É importante utilizar a moto com certa regularidade para garantir que o alternador providencie uma carga consistente na bateria.

Como a bateria é utilizada – com frequência muitos motociclistas esquecem de desligar a moto quando fazem paradas curtas. A ignição fica ligada e é possível perceber pelos faróis acessos. Toda vez que um farol é acesso, ou qualquer outro acessório, como o relógio ou o painel, a bateria consome energia no caso de a moto não estar em movimento. É importante lembrar de desligar a moto completamente sempre que você parar em algum lugar, mesmo que seja por pouco tempo.

Quer garantir mais eficiência na mistura de ar e combustível no motor da sua moto? Confira o catálogo da Vini e veja como ganhar maior torque e potência nos giros, mais desempenho na arrancada e melhor resposta nas marchas.

Com Motor Bike License