Imagine a seguinte situação:

Você acorda de manhã e se prepara para ir trabalhar. Assim que monta em sua moto e sai de casa percebe que o motor não está conseguindo desempenhar todo seu potencial. A princípio a situação é normal e você não se prende muito a esse detalhe. O cenário, entretanto, continua durante toda a semana e você começa a perceber que o consumo de sua moto está muito elevado, bem acima do normal. O que está ocorrendo?

Um dos prováveis motivos para essas ocorrências é o seu filtro de ar, que pode estar sujo e já não consegue desempenhar sua função. Aqui damos algumas dicas para o manuseio e cuidado dessa peça.

A limpeza ou substituição periódica do elemento é necessária, especialmente em veículos utilizados nas áreas com mais poeira. Se mostra importante cuidados em alguns pontos para que o filtro tenha uma vida útil maior.

 

Elemento de espuma poliuretano banhado em óleo

Remova o elemento do filtro de ar do suporte e lave-o com solvente não inflamável e deixe-o secar bem.

 

Cuidado: O uso de gasolina ou solventes inflamáveis para limpar as peças pode resultar em incêndios ou explosões.

 

Certifique-se de que o elemento está completamente seco antes de aplicar óleo. Caso contrário, o óleo será diluído por solvente e diminuirá a capacidade de filtração. Aplique óleo de transmissão (SAE 80-90) no elemento até saturá-lo e retire o excesso de óleo espremendo-o. O óleo no filtro de ar é importante para evitar o desgaste prematuro do motor quando a motocicleta é utilizada em áreas com muita poeira.

 

Elemento de papel

Se a superfície do elemento estiver suja, remova o pó primeiramente batendo-o levemente. Em seguida retire as sujeiras restantes nas superfícies do elemento aplicando o jato de ar comprimido pela parte de dentro (lado do carburador).

 

Elemento de papel viscoso

Este tipo de elemento de papel não pode efetuar a limpeza pois contém adesivo de pó. O elemento do filtro de ar deve ser substituído periodicamente.

 

Lembre-se de utilizar somente marcas confiáveis em sua moto. A Vini oferece ao mercado filtros de ar para diversas marcas e modelos, com garantia e toda a qualidade já reconhecida.