A embreagem da motocicleta é constituída por várias peças, e todas atuam em conjunto para permitir a troca de marcha durante a transmissão de potência. Entre as peças que fazem parte desse agrupamento, está o cubo e o platô. Naturalmente, essas peças são pouco reconhecidas por motociclistas inexperientes e que ainda estão estudando melhor as peças que compõe uma motocicleta.

O cubo e o platô nada mais são do que complementos do sistema de embreagem. A embreagem da motocicleta inclui, além dessas duas peças, a carcaça externa (campana), discos e disco separador.

A atuação de todas essas peças ocorre para que a embreagem desempenhe o seu papel essencial: trocar as marchas enquanto a moto está ligada, engatando e desengatando o motor do câmbio.

Para explicar de maneira bem objetiva o funcionamento, podemos dizer que a campana é a primeira a receber o movimento do virabrequim. Os discos de fricção, acoplados dentro da campana, transferem a força do motor para os discos separadores (presos ao cubo e ao platô). Os discos internos fazem o cubo da embreagem girar, transferindo a potência, enfim, para a transmissão.

Nesse processo, o platô é a peça que vai liberar a pressão das molas sobre os discos, quando o piloto aciona a alavanca de embreagem. Desse modo, com os discos soltos, eles podem deslizar entre si.

Platô: é uma peça intermediária, que fica entre o câmbio e o motor.

Cubo: fornece a força necessária ao motor, junto com as molas.

No kit Cubo, Platô e Disco de embreagem da Vini, o material dessas peças são feitos com uma liga de alumínio fundida, com alto teor de cobre, considerado o mais resistente comparado com outras ligas de alumínio. Para a fabricação da peça é utilizada uma ferramenta de liga rígida que garante a precisão e uniformidade ao produto.

A Vini by Controlflex é uma das principais importadoras de peças de motos do Brasil. A marca possui uma vasta lista de aplicações de peças para motor, embreagem e chassi para diversos modelos de motos, além de cabos de comando com construção original, melhor custo-benefício e alto desempenho.