Se há uma peça da moto que merece nosso respeito, é a pastilha de freio. O sistema de freio de uma motocicleta deve ser tão eficiente quanto o de aceleração. Como sabemos, nenhuma peça de moto trabalha de forma isolada. Para que todo o conjunto de peças funcione plenamente, o motociclista deve sempre se atentar à manutenção regular das peças da motocicleta. Com as pastilhas de freio não é diferente.

As pastilhas de freio fazem parte do conjunto de freio a disco que inclui pinças, fluído de freio, pistão, disco e cabos. Quando o pedal ou manete é acionado pelo motociclista para executar a ação de frenagem, o sistema entra em ação. Primeiro o fluido de freio desce pelo cabo em direção ao pistão da pinça de freio forçando o movimento. Em seguida, o pistão desloca as pastilhas que serão as responsáveis por entrar em contato com o disco, gerando o atrito necessário para travar as rodas.

O mecanismo só será eficaz se o motociclista utilizar peças que ainda estejam em condições de uso. No caso das pastilhas de freio, é possível observar se a peça já está extremamente gasta pela espessura. Com o tempo, a peça perde o material abrasivo até chegar ao ponto de encostar o ferro da pastilha diretamente com o disco, causando um ruído alto.

O motociclista deve ficar de olho para substituir as patilhas desgastadas antes mesmo de afetar a vida útil do disco. Não há exatamente um período fixo de troca, pois o desgaste está relacionado ao próprio comportamento do motociclista nas ruas – há ocasiões, por exemplo, que o motociclista fica com o pé apoiado no pedal de freio e não percebe. Além de observar o seu próprio estilo e frequência de pilotagem, o motociclista deve ficar atento à troca da peça aproximadamente a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros. Mas na dúvida, sempre consulte o manual do proprietário.

Ao descartar pastilhas de freio que já não rendem o mesmo desempenho de antes e comprar por novas, faça questão de sempre adquirir essa peça em pares, para garantir que a pressão do disco seja uniforme. Antes de substituir, porém, lembre-se de realizar uma limpeza no disco de freio com um agente desengraxante de alta qualidade.

As peças da Vini by Controlflex atendem aos requisitos das maiores montadoras de motos do país, desenvolvidas por uma especializada engenharia, para quem busca a mesma qualidade e desempenho do original. Não deixe de conferir o nosso catálogo e conheça as peças de motos que estão disponíveis para o seu modelo.