Todos nós já ouvimos histórias incríveis sobre quem anda de moto. A maioria, provavelmente, se não todas, é uma farsa. Veja quais são os maiores mitos sobre andar de motocicleta que você precisa saber para não se deixar enganar da próxima vez que alguém vier contar uma história fantasiosa.

Você deve deitar a sua moto se estiver prestes a bater

Isso nunca vai acontecer. A maioria dos acidentes acontece tão rapidamente que fica difícil imaginar como um piloto terá tempo para pensar sobre como fazer isso. Também é um pouco estranho que você tenha que fazer isso antes mesmo de bater em qualquer que seja o objeto que você sequer tem certeza se vai mesmo atingir. Não tente fazer isso. Faça um curso de pilotagem defensiva e você verá exatamente quais são as melhores práticas para evitar acidentes.

Pneus de corrida vão tornar a minha motocicleta mais rápida

Só que não! Pneus para motocicletas de corrida são completamente diferentes de pneus de rua. Eles têm diferentes compostos e propriedades e são projetados para funcionar melhor quando estão realmente aquecidos para criar aderência. Você raramente conseguirá atingir a temperatura ideal para utilizar um conjunto de pneus de corrida. As chances são, depois de equipá-las em sua moto, que você caia no primeiro cruzamento.

Motocicletas são menores do que carros ou caminhões, portanto, os radares de velocidade não serão capazes de detectar você

Quem falou isso para você? Só porque sua moto não é tão grande em comparação com outros veículos, isso não significa que você pode evitar o radar. Os detectores de radares atuais são extremamente modernos e muito mais precisos do que os antigos. De qualquer maneira, só porque você está em uma motocicleta em alta velocidade não significa que você está escapando de levar uma multa.

Eu nunca vou bater minha moto pois sou cuidadoso

Não é bem assim. Só porque você já andou por anos sem cair ou ficar sem um acidente em uma motocicleta não significa que isso nunca vai acontecer. Muitas pessoas infelizmente se descuidam por acreditarem nesse mito. Fique sempre alerta para lidar com o inesperado.

Controle de tração em uma motocicleta vai me ajudar a ir mais rápido

Sim e não. Se você é novo em pilotar motos e ainda não está tão confiante, você nunca vai compreender corretamente o que o controle de tração faz. Se você é um piloto agressivo, então as chances são de que o controle de tração apenas interfira na sua pilotagem.

Não perca o próximo post a continuação desse artigo que aborda mitos e lendas contadas sobre andar de moto.