Qual foi o maior mito que já contaram a você sobre pilotar uma moto? Existem histórias que são tão bem contadas que se torna até difícil diferenciar a verdade da mentira. No último artigo iniciamos uma lista com as maiores lendas que envolvem o universo motociclístico. Acompanhe agora a segunda parte de histórias que são distorcidas ou que não passam de fábulas:

Pneus novos vêm com um revestimento que só pode ser removido se for rodado por alguns quilômetros com a pressão reduzida

Não acredite nisso. Você vai cair e se machucar. A maioria dos novos pneus de motocicleta aparenta possuir um revestimento sobre eles, mas na verdade é porque é assim que eles são quando saem do molde da fábrica. Nunca, jamais, reduza a pressão nos pneus.

Homens com idade entre 18 e 24 anos são mais propensos a se envolver em um acidente de moto

Não é que esta informação esteja necessariamente errada, mas está incompleta. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), só esse ano, foram registrados 6.492 casos de acidentes com motocicletas envolvendo homens, contra 4.465 mulheres, comprovando a ocorrência comum de envolvimento em acidentes entre ambos os gêneros. Outra estatística aponta que, na realidade, a faixa etária de risco que lidera o número de ocorrências de acidentes é a que está entre 21 e 30 anos, com 2.511 casos em 2015.

Você nunca deve ficar com medo de bater a sua motocicleta, porque se você fizer isso você vai bater automaticamente

Bobagem. Essa não é a mentalidade mais prudente que você deve ter ao estar em cima de uma moto. Por um lado você não precisa ficar obcecado sobre a possibilidade de se machucar enquanto está pilotando, mas também não deve deixar de estar plenamente consciente sobre o que você está fazendo e estar sempre pronto para tomar uma ação evasiva.

Comprar a motocicleta de seus sonhos irá ajudá-lo a aprender a pilotar melhor e mais rápido

Isso vai depender de qual é a moto de seus sonhos. Faça seu dever de casa. Converse com amigos e conhecidos que já pilotam. Faça um curso e aprenda a andar de moto. Só depois avalie quais são as suas habilidades como motociclista e procure por um modelo que se adeque ao seu estilo.

Só porque você monta uma motocicleta e está vestido com jaqueta de couro, será completamente irresistível para as mulheres

Pode até ser que algumas pessoas passem a olhá-lo diferente ao descobrirem que você anda de moto, mas na realidade, esse é um hobby tão comum que já não desperta tanta exaltação.

Nós perdemos alguma coisa? Que outras histórias você já ouviu e na hora percebeu que era lenda?

Com Ride Apart