Não é surpresa descobrir que muitos motociclistas desconhecem a legislação do trânsito no país. O desconhecimento das leis, junto com a ausência de fiscalização, faz com que muitos motociclistas sintam-se livres para infringir as leis nas ruas brasileiras.

Apesar da falta de rigidez na fiscalização, é importante ressaltar que elas vigoram para manter o equilíbrio na ordem pública e, principalmente, para assegurar a integridade física das pessoas.

Muitas pessoas alegam esquecer ou ter dúvidas para entender corretamente todas as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Veja a seguir a explicação de alguns regulamentos para você finalmente tirar suas dúvidas e não infringir desnecessariamente as leis:

Uso do capacete

Item obrigatório para piloto e passageiro da motocicleta. É interessante notar que esse seja um acessório obrigatório de segurança, já que é responsável por salvar as vidas de milhões de motociclistas no mundo todos os dias. O capacete deve ser um modelo certificado pelo INMETRO. A viseira, por sua vez, deve ser do tipo transparente (sendo permitida a escura apenas para uso diurno).

Transportar crianças em motos

Apesar de muitos pais não resistirem ao pedido de seus filhos, o transporte de crianças em motos com menos de sete anos é proibido! Essa idade foi estabelecida pois geralmente é quando a criança já tem tamanho suficiente para firmar os pedais de apoio do veículo. Mas vale o bom senso de cada um e avaliar a altura da criança antes de decidir dar carona.

Motos em faixas de ônibus

Essa é uma dúvida muito comum entre motoristas e motociclistas. A verdade é que tanto carros quanto motocicletas são proibidos de andar nas faixas exclusivas de ônibus. Apesar dessa determinação, é muito comum observarmos motociclistas infringindo essa lei.

Andar nos corredores

A moto está liberada para andar nos corredores das vias, mas essa pauta já gerou um debate intenso na última década, quando começou-se a levantar a ideia de adotar o modelo aplicado em muitos países europeus, nos quais o tráfego de motos no corredor é proibido.

Fazer malabarismos

Essa nem precisaria falar, mas tem muitos motociclistas que ignoram essa lei e arriscam a segurança de outras pessoas. Os pilotos que tentarem realizar algum tipo de malabarismo ou empinar a moto, estarão sujeitos à multa.