Embora seja um dos componentes mais simples da moto, o filtro de ar não existe sem motivo, visto que ele é um dos elementos mais importantes para o bom funcionamento do motor da moto. O filtro impede que detritos como poeira, areia, folhas, pequenas pedras e até mesmo água sejam sugados para dentro do motor, prejudicando-o MUITO. Uma pequena pedra pode entrar na câmara de combustão e causar um enorme estrago no motor, riscando a camisa, estragando anéis do pistão ou travando uma válvula no cabeçote.

É muito importante que todo motociclista conheça muito bem os componentes de sua moto e saiba como eles funcionam. Além de fazer uma manutenção preventiva adequada, é necessário fazer a troca dessa peça no momento certo. Por isso, respondemos algumas dúvidas frequentes sobre como cuidar do filtro de ar da sua moto.

 

O FILTRO DE AR ESTRAGA?

Sim, mas ao contrário do que se possa pensar, ele não se deteriora por filtrar o ar, mas sim por ser lavado. Mas isso não quer dizer que você não deva lavar ou limpar.

 

COMO FAZER E QUAL PRODUTO USAR PARA A LIMPEZA?

A melhor maneira de fazer a limpeza do filtro é utilizando apenas água e sabão. Você também pode utilizar querosene nessa tarefa, pois ele ajuda a dissolver a sujeira acumulada. Evite produtos químicos mais agressivos, pois eles podem diminuir a vida útil da sua peça. O querosene é provavelmente o melhor produto para realizar a limpeza do filtro de ar. É o menos volátil e não tão nocivo à espuma.

 

O QUE VOCÊ NUNCA DEVE FAZER COM O FILTRO DE AR?

Espremer ou torcer o filtro para secar.

 

A SUJEIRA É A PIOR INIMIGA DO FILTRO DE AR?

Não, mas a água é. A sujeira é bloqueada por um filtro bem lambuzado de óleo. A água pode dispersar o óleo e assim permitir que a sujeira passe pelo filtro. Se você lava sua moto com uma máquina de spray, sempre passe o óleo novamente no filtro, mesmo que ele esteja completamente limpo.

 

QUANTA SUJEIRA UM FILTRO DE AR SUPORTA?

As duas coisas mais importantes a se observar são:

  • Cobertura da superfície: se há sujeira cobrindo todos os cantos, precisa ser limpo.
  • Quantidade de sujeira: mesmo os filtros que parecem estar limpos podem ter pequenas partículas de sujeira impregnada em seus poros. Na dúvida, limpe o filtro de ar.

 

É PRECISO USAR UM ÓLEO ESPECÍFICO PARA FILTRO DE AR?

Sim. É possível usar óleo de motor, mas este não é tão bom quanto o óleo de filtro. O óleo de motor é muito fino e passará através do filtro, ocasionando:

  • Pingos para fora da caixa de ar, direto para o chão da sua garagem.
  • Pela sua viscosidade, será aspirado para dentro do motor quando o piloto acelerar forte. O óleo de filtro específico tem substâncias químicas e portadores que ajudam a dispersá-lo uniformemente até evaporar.

 

QUANTO DURA UM FILTRO DE AR?

Não existe um momento exato para se fazer a troca do filtro de ar em uma motocicleta. A recomendação é realizá-la depois que as limpezas não forem mais suficientes para recuperar as propriedades da peça. O ideal é verificar a sua condição a cada 10 mil km. Se tiver alguma dúvida, procure um profissional de confiança para te auxiliar com a troca do filtro de ar.

 

QUANDO REALMENTE DEVO TROCAR O FILTRO DE AR?

O recomendado é você sempre comparar um filtro de ar novo com um já desgastado para você entender qual o momento certo de trocá-lo. Ao comparar os dois – o usado e o novo – veja a diferença nos aspectos e no encaixe de cada um. Um bom filtro de ar precisa cumprir a sua função de lacrar corretamente a passagem de ar.

 

Lembre-se de utilizar somente marcas confiáveis em sua moto. A Vini oferece ao mercado filtros de ar para diversas marcas e modelos, com garantia e toda a qualidade já reconhecida.