Embora seja um dos componentes mais simples da moto, o filtro de ar não existe sem motivo, visto que ele é um dos elementos mais importantes para o bom funcionamento do motor da moto. O filtro impede que detritos como poeira, areia, folhas, pequenas pedras e até mesmo água sejam sugados para dentro do motor, prejudicando-o MUITO. Uma pequena pedra pode entrar na câmara de combustão e causar um enorme estrago no motor, riscando a camisa, estragando anéis do pistão ou travando uma válvula no cabeçote.
É muito importante que todo motociclista conheça muito bem os componentes de sua moto e saiba como eles funcionam. Além de fazer uma manutenção preventiva adequada, é necessário fazer a troca dessa peça no momento certo. Por isso, respondemos algumas dúvidas frequentes sobre como cuidar do filtro de ar da sua moto.
O FILTRO DE AR ESTRAGA?
Sim, mas ao contrário do que se possa pensar, ele não se deteriora por filtrar o ar, mas sim por ser lavado. Mas isso não quer dizer que você não deva lavar ou limpar.
COMO FAZER E QUAL PRODUTO USAR PARA A LIMPEZA?
A melhor maneira de fazer a limpeza do filtro é utilizando apenas água e sabão. Você também pode utilizar querosene nessa tarefa, pois ele ajuda a dissolver a sujeira acumulada. Evite produtos químicos mais agressivos, pois eles podem diminuir a vida útil da sua peça. O querosene é provavelmente o melhor produto para realizar a limpeza do filtro de ar. É o menos volátil e não tão nocivo à espuma.
O QUE VOCÊ NUNCA DEVE FAZER COM O FILTRO DE AR?
Espremer ou torcer o filtro para secar.
A SUJEIRA É A PIOR INIMIGA DO FILTRO DE AR?
Não, mas a água é. A sujeira é bloqueada por um filtro bem lambuzado de óleo. A água pode dispersar o óleo e assim permitir que a sujeira passe pelo filtro. Se você lava sua moto com uma máquina de spray, sempre passe o óleo novamente no filtro, mesmo que ele esteja completamente limpo.
QUANTA SUJEIRA UM FILTRO DE AR SUPORTA?
As duas coisas mais importantes a se observar são:
- Cobertura da superfície: se há sujeira cobrindo todos os cantos, precisa ser limpo.
- Quantidade de sujeira: mesmo os filtros que parecem estar limpos podem ter pequenas partículas de sujeira impregnada em seus poros. Na dúvida, limpe o filtro de ar.
É PRECISO USAR UM ÓLEO ESPECÍFICO PARA FILTRO DE AR?
Sim. É possível usar óleo de motor, mas este não é tão bom quanto o óleo de filtro. O óleo de motor é muito fino e passará através do filtro, ocasionando:
- Pingos para fora da caixa de ar, direto para o chão da sua garagem.
- Pela sua viscosidade, será aspirado para dentro do motor quando o piloto acelerar forte. O óleo de filtro específico tem substâncias químicas e portadores que ajudam a dispersá-lo uniformemente até evaporar.
QUANTO DURA UM FILTRO DE AR?
Não existe um momento exato para se fazer a troca do filtro de ar em uma motocicleta. A recomendação é realizá-la depois que as limpezas não forem mais suficientes para recuperar as propriedades da peça. O ideal é verificar a sua condição a cada 10 mil km. Se tiver alguma dúvida, procure um profissional de confiança para te auxiliar com a troca do filtro de ar.
QUANDO REALMENTE DEVO TROCAR O FILTRO DE AR?
O recomendado é você sempre comparar um filtro de ar novo com um já desgastado para você entender qual o momento certo de trocá-lo. Ao comparar os dois – o usado e o novo – veja a diferença nos aspectos e no encaixe de cada um. Um bom filtro de ar precisa cumprir a sua função de lacrar corretamente a passagem de ar.
Lembre-se de utilizar somente marcas confiáveis em sua moto. A Vini oferece ao mercado filtros de ar para diversas marcas e modelos, com garantia e toda a qualidade já reconhecida.